A Engenharia como um todo, é o conhecimento sob a aplicação científica, econômica, social ou prática, com o intuito de investigar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas.
No dia 10 de abril de 1866, João Carlos de Villagran Cabrita, nascido em Montevidéu no Uruguai e Tenente Coronel do 1° Batalhão de Engenharia de Combate, foi atingido por uma bala de canhão em uma batalha durante a Guerra do Paraguai. Tornou-se o Patrono da Arma da Engenharia, como homenagem e a data de sua morte virou o Dia da Engenharia no Brasil.
Vamos entender melhor o porquê dessa data, que começa com a Guerra do Paraguai.
Tudo começou quando o presidente do Mato Grosso, que estava sendo transportado de barco e foi apreendido pelo exército paraguaio. O ditador Francisco Solano López, então presidente do Paraguai, não aceitou a intervenção brasileira que ajudou a pôr um fim na Guerra Civil do Uruguai, pois sonhava em expandir as terras paraguaias abrangendo lascas da Argentina, do Brasil (Rio Grande do Sul e Mato Grosso) e outra do Uruguai. Mais conhecida como Guerra Tríplice Aliança ou Guerra Grande, foi o maior conflito armado internacional da América do Sul.
A guerra durou seis anos com o Paraguai de um lado e do outro, a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
O fim de tudo se deu com a morte do Presidente López pelas mãos de um militar brasileiro. Segundo historiadores, cerca de 75% da população paraguaia morreu durante a guerra e 40% de seu território foi perdido para o Brasil e a Argentina.
Além da Guerra do Paraguai, a Engenharia do Exército Brasileiro possui outros feitos marcados na história, por exemplo, na Segunda Guerra Mundial, a primeira tropa brasileira a cumprir missão em território italiano foi a 1° Companhia do 9° Batalhão de Engenharia, além de limpar campos traiçoeiros de minas, entre outras inúmeras missões. No Brasil, a Armada de Engenharia começou pouco antes da chegada da família Real, alcançando junto a costa brasileira, com a Corte.
Devido a possibilidade de retomada da Ilha da Redenção, localizada no Rio Paraná, fez com que os engenheiros comandados por João Carlos Villagran Cabrita trabalhassem incansavelmente. O trabalho dos engenheiros foi essencial para a vitória, dos 3.260 combatentes, 55 eram brasileiros e 600 eram paraguaios, infelizmente entre os soldados perdidos, estava Cabrita.
Desde 1934, o Dia da Engenharia é comemorado e atualmente, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) aproveitam a data para conscientizar a população sobre a importância da engenharia e dos profissionais que a exercem.
A ideia é mostrar como seu trabalho está presente no cotidiano de todos os cidadãos e cidadãs, por mais que a Engenharia Civil seja a área mais lembrada, a profissão tem muitas outras ramificações, como a Engenharia Química, Mecatrônica, Mecânica, entre outras.
Av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3720
Jardim Moyses Miguel Haddad
São José do Rio Preto – SP